top of page

Posse dos Novos Associados e Comemoração dos 110 anos de fundação do Centro de Letras do Paraná

Em sessão solene, o Centro de Letras do Paraná realizou a solenidade de investidura dos Novos Associados e em seguida, festejou, com três dias de antecedência (em 16.12.2022), os 110 anos de fundação da Instituição, ocorrida em 19.12.1912.

A história do Centro de Letras do Paraná encontra-se entrelaçada, desde o início, com o melhor da literatura paranaense. Tem como patronos Euclides da Motta Bandeira e Silva e Emiliano Perneta, considerado o 'Príncipe dos Poetas do Paraná".

Com a relevância com que se distingue no cenário cultural paranaense tem o CLP, promovido ações que incentivam e divulgam a literatura, as artes, a história e os nomes que as bem representam entre os paranaenses, assim como o louvor conquistado, é merecido reconhecimento e admiração de quem descortina-se ao saber.

A TV Paraná Turismo marcou presença, ao visitar a entidade para entrevistar o presidente Ney Fernando Perracini de Azevedo, que retribuiu presenteando a emissora com duas obras literárias, que tem como autores, associados e alunos do Curso de Criação Literária realizado pelo CLP, que resultou em ótimo aproveitamento dos participou.

Presidido pelo atuante Ney Fernando Perracini de Azevedo, o evento transcorreu com toda a simbologia pertinente à ocasião,porém sem deixar de transparecer o sentimento de festivo congraçamento entre os presentes.

Novos Associados:

- Ana Patrícia de Caires

- Célia Maria Perracini de Azevedo

- Cleusa Piovezan

- Dionezine de Fátima Navarro

- Elciana Goeder

- Francine Cruz Brison

- Luzia Viviane Fabre

- Sandro Sedrez dos Reis

- Tereza Cristina Karam

Discursou em nome dos diplomados, a associada Tereza Cristina Karam, filha do escritor, poeta e associado Paulo Roberto Karam.

A ex-presidente do CLP, Neumar Carta Winter atendeu convite realizado pelo presidente da mesa diretora, Ney Azevedo e proferiu palavras de boas vindas aos novos associados. Com a característica verve, abrilhanta sua fala o impecável e estreito domínio do idioma pátrio. Ouvir atentamente a literata Neumar é aprendizado garantido.

Coube ao associado André Moreira Rodrigues, explanar a história do CLP, desde sua fundação até os dias atuais, o que não é fácil considerando-se que, condensar 110 anos em poucos minutos é tarefa que exige pesquisa minuciosa e cuidadosa para, como em um release, expor de maneira sucinta e envolvente, a veracidade dos fatos e acontecimentos históricos ocorridos na viagem do tempo, além centenário, da Instituição.

Em sua viagem ao tempo passado do Centro de Letras do Paraná, além de muitas páginas e linhas, André Moreira Rodrigues, neto do ex-presidente Júlio Estrela Moreira à frente do CLP nos anos 1960/1961, como de posse de uma bateia, garimpou tesouros para, com leveza bem humorada e em respeitosa sintonia com a memória do aniversariante, presentear os atentos ouvintes através de memorável narrativa.

Das suas laudas, e com a permissão do autor, abaixo, pequenos porém relevantes trechos do seu discurso. Ousamos apresentá-los subdivididos, condizendo com períodos da temporalidade correspondentes e ainda, atendendo pedidos, nos idiomas português e inglês:

O início:

The beginning:

  • “Como pouco significa uma emancipação política sem uma emancipação cultural, o Centro de Letras do Paraná junto à Universidade do Paraná, tiveram papel importante na emancipação cultural do Paraná.”

  • "Political emancipation means little without cultural emancipation. The Centro de Letras do Paraná, along with the University of Paraná, played an important role in the cultural emancipation of Paraná state."

O caminhar:

The way:

  • "O estado do rio caudaloso (Paraná em Tupi) está orgulhoso de sua cultura, artes, ciências e, especialmente, do jeito paranaense de ser. Nós, como Centristas, somos protagonistas da cultura paranaense que une tão diversos povos ideias em uma só identidade cultural.”

  • "The state of the Big River (Paraná in indigenous Tupi language) is proud of its culture, arts, sciences and, especially, of the Paraná culture way of being and cultural identity."

O agora:

The now:

  • “Conduzido com precisão pelo comandante Ney, presidente do Centro de Letras do Paraná, e sua diretoria, o CLP singra por mares nunca dantes navegados e por vezes revoltosos em busca do destino que nunca chegará, pois a luta pela cultura é infinda.”

  • “Precisely conducted by the commander Ney, president of the Centro de Letras do Paraná and its directive board, the CLP sails through seas never before sailed (never sailing before - Camões) and sometimes raging seas in the search of the destiny that will never comes, because the fight for culture is endless."

A cantora Orly Bach apresentou-se acompanhada pelo maestro e pianista Júlio Enrique Gomez. Canções natalinas ecoaram no Teatro Centenário do Centro de Letras do Paraná.

Parabéns aos Novos Associados, confrades e confreiras, na pessoa do presidente Ney Fernando Perracini de Azevedo, diretoria atual bem, como presidentes e diretores(as) de gestões anteriores que colaboraram com significativa determinação para, não somente manter, mas dar continuidade à gloriosa história do Centro de Letras do Paraná.

110 anos de proficiente SemeARTE.


Frente do Cartão Postal alusivo aos 100 anos de fundação do Centro de Letras do Paraná

Arte em Bico de Pena de autoria do artista plástico, associado Di Magalhães

Frente do Cartão Postal alusivo aos 100 anos de fundação do Centro de Letras do Paraná

Arte em Bico de Pena de autoria do artista plástico, associado Di Magalhães

Daniel Maurício, Paulo Roberto Karam, Neumar Carta Winter,

Ney Fernando Perracini de Azevedo,

Lilia Souza, André Moreira Rodrigues e Rita Delamari

Centrista Tereza Cristina Karam

Associado Paulo Roberto Karam, Neumar Carta Winter (ex-presidente do CLP),

Ney Fernando Perracini de Azevedo (presidente do CLP) e

associada Lilia Souza (também presidente da Academia Paranaense da Poesia)

Associado André Moreira Rodrigues (também presidente da Academia Paranaense de Odontologia)

Novas Associadas e Mesa Diretora

Associados do Centro de Letras do Paraná

Bolo comemorativo aos 110 anos de fundação do Centro de Letras do Paraná

Centristas brindam o Centro de Letras do Paraná

Ney Fernando Perracini de Azevedo (presidente do Centro de Letras do Paraná) ao conceder entrevista

para a repórter Maria Guida acompanhada do cinegrafista Ivan, ambos da TV Paraná Turismo, anteriormente denominada, TV Educativa.

Associada Arriete Rangel de Abreu (SemeARTE Cultura) com o

livro "Um Século de Cultura - História do Centro de Letras do Paraná -1912-2012",

comemorativo aos 100 anos do Centro de Letras do Paraná, e o

associado Luiz Arthur Montes Ribeiro

Quem é a SemeARTE

 

SemeARTE é uma inspiração e o desejo de levar a arte como cultura ao maior número de pessoas.
É um incentivo para mim e para todos aqueles que amam as artes, e veem nelas um dos caminhos para um mundo melhor.

Direitos autorais:

Arriete rangel de abreu, todos os direitos reservados e devidamente registrados por Direitos Autorais. Toda cópia ou publicação do conteúdo deste site deve ser antecipadamente solicitado a Autora e cedida mediante aprovação da mesma.
2017

siga a SEMEARTE:
  • Facebook SemeARTE
bottom of page