top of page

Adélia Maria Woellner

A  manifestação artística não pode ficar enclausurada

"A  manifestação artística não pode ficar enclausurada. Precisa deslizar, livremente, pelos espaços, para que possa alcançar seu objetivo: deslumbrar olhares e emoções.

Arriete, além de artista da imagem e da palavra, é, também,  generosamente, pelo seu SemeARTE, o fio condutor que revela e divulga tantas fontes criadoras.

Por toda sua dedicação e competência, merece a homenagem,  aplausos e gratidão de toda a comunidade apreciadora da arte e da vida."

Adélia Maria Woellner

Poeta e Escritora

Advogada e Professora Universitária

Ocupante da cadeira número 15 da Academia Paranaense de Letras

Associada da Academia Paranaense da Poesia, do Centro Paranaense Feminino de Cultura e do Centro de Letras do Paraná, onde foi presidente na gestão 1977/1999.

Chloris Casagrande Justen

A SemeARTE na Cultura Paranaense

De uma comunicação  ampla e atual, a SemeARTE vem se tornando indispensável à cultura paranaense.

 

Com prontidão e competência, essa especial instituição leva a público a essência maior das apresentações socioculturais, literárias e artísticas da nossa comunidade, em uma amplitude significativa e promissora.  

 

Estrela maior da elaboração de imagens e da divulgação dos acontecimentos, ressalta-se no seu desempenho, a genialidade de Arriete Rangel de Abreu que, com sua inteligência e ampla visão de mundo, imprime em  todas as suas  realizações, o encantamento da mais alta expressão artística.   

 

O Centro Paranaense  Feminino de Cultura, ao agradecer a atenção e a especial cooperação da SemeARTE,  saúda a atenção permanente da sua ilustre gestora, Arriete Rangel de Abreu.

 

 

 

Chloris Casagrande Justen

Presidente do Centro Paranaense Feminino de Cultura

Acadêmica e ex-Presidente da Academia Paranaense de Letras

Pedagoga, Educadora, Poeta e Escritora

Etel Frota

Vida longa às arrietes deste mundo!

Certa noite, em meados de 2016, recebi um telefonema surpreendente.
Nesta nossa Curitiba, em que nós, os artistas, vivemos nos lamentando pela falta de divulgação e/ou interesse pelas artes que inventamos, Arriete Rangel de Abreu me contava a seguinte história: estava na Fundação Cultural, e teve a atenção chamada pela capa de um CD que estava sobre um balcão. Abriu, folheou o encarte, e levou emprestado para ouvir. Era o “Flor de Dor – Tao do Trio canta Etel Frota”. Vivamente impressionada e comovida, me consultava sobre a possibilidade de que o Tao do Trio e eu fizéssemos uma apresentação para as escritoras do Centro Paranaense Feminino de Cultura, ao qual Arriete é ligada. Marcamos e fizemos esse sarau, no mês de julho. Foi encantador.

Conto aqui essa história, porque é a mais-que- perfeita tradução do modus operandi de Arriete: uma agitadora cultural inquieta e generosa, que baliza suas escolhas pela ressonância em seu refinado gosto pessoal, passando ao largo dos habituais critérios de ganho monetário, político ou de conveniência. E quem conquista o seu coração pode estar certo de poder contar com todo o potencial de sua mente: articulação e compromisso.
A comunidade-cigarra aplaude de pé a entrada em cena deste “SemeARTE”, a mais recente inventação de moda da formiguinha! Vida longa às arrietes deste mundo!

 

Etel Frota é escritora: poeta, letrista, roteirista, colaboradora da Folha de S.Paulo. Acaba de
lançar seu primeiro romance, “O Herói Provisório” (Travessa dos Editores).

Gilka Correia

Da semeadura depende a fartura da colheita

Da semeadura depende a fartura da colheita.

 

A Mecenas Arriete colhe mais um fruto da sua farta colheita aonde vem distribuindo ao longo do tempo as sementes da Cultura. O verdadeiro sentido da sua vida está muito para lá do prazer proporcionado pelas coisas do mundo. O seu amor à vida ganha sentido através dos encontros e dos laços que a aproximam de outras pessoas.

O mundo não é apenas a sua, a nossa casa. Nele habitaram, habitam e continuarão a habitar (pelo menos assim o desejamos) outras vidas. E é na experiência de relação, de encontro, de solidariedade e de responsabilidade em relação à cultura dessas outras vidas que se vai construindo a nossa identidade humana. Divulgar a Cultura nos vários segmentos é o dia a dia da Arriete, com dedicação, sensibilidade e doação do seu tempo.

Acompanho a concretização de mais um sonho ao inaugurar uma pérola no colar das suas ações entre mecenas e gestores da Cultura. SemeARTE compartilha vidas, sonhos, ideias num projeto que humaniza o mundo em que vivemos.

 

Gilka Correia

Graduada em Filosofia, Psicologia e História.

Professora Universitária, Psicóloga Clínica, Contadora de História, Escritora, Poetisa e Atriz.

Hélio Fileno de Freitas Puglielli

É um acontecimento digno de comemoração e aplauso a transformação de "SemeARTE" em um portal.

Arriete Rangel de Abreu vem conseguindo colocar a tecnologia a serviço da cultura, da arte, da educação, com admirável dedicação a causa tão relevante. Enquanto a Internet é tantas vezes mal usada, desperdiçada, malbaratada, Arriete a enobrece com o seu labor bem intencionado e idealista. É um acontecimento digno de comemoração e aplauso a transformação de "SemeARTE" em um portal, com maior potencialidade e mais amplas perspectivas de difusão da cultura. Saliente-se a ênfase no enfoque de temas e assuntos paranaenses, no contexto dos objetivos diferenciados e abrangentes do  portal, cujo pleno sucesso auguramos.

Hélio Fileno de Freitas Puglielli

Jornalista, advogado, professor e escritor

Foi Superintendente do Teatro Guaira e  Diretor do Setor de Ciências Humanas da Universidade Federal do Paraná

Isabel Sprenger Ribas

Curitiba, Paraná

Neste depoimento, ouso dizer que me expresso com domínio do assunto...acompanhei praticamente o desenrolar desta realidade, que computo como mais um fator do desenvolvimento na divulgação artística de Curitiba.  

Sei que SemeARTE já existia na aspiração de Arriete Rangel de Abreu. Muitas vezes falamos sobre isto, sobre este seu desejo dotado de nobre e promissor entusiasmo pelos propósitos e finalidade deste título, que nasceu para enaltecer, acompanhar e difundir Arte de qualquer espécie.

É uma linda história na sequência de um de projeto e do dinamismo na perseguição do ideal e do trilhar caminhos na conscientização das pessoas. Um belíssimo, cotidiano e tenaz trabalho.  
Foi comum as pessoas buscarem saber o que significava a composição linguística SemeARTE. Mais um vocábulo surgia de um cérebro humano na  intenção bonita de envolvimento com a supremacia da Arte. Acompanhei isto tudo de modo íntimo e a mim mesmo muitas vezes me surpreendi. Vi o brilho no olhar de sua autora a cada vez que mencionava sua idealização. Percebi de que modo procurava infiltrar no mundo literário e das artes nesta cidade de Curitiba as perspectivas e os objetivos de SemeARTE, muitas vezes desconhecidos em seu início.

O nosso Centro Paranaense Feminino de Cultura assistiu as primeiras vitórias de SemeARTE quando a voz de Arriete Rangel de Abreu se fazia presente para enaltecer as atividades ali desenvolvidas, em especial as  ‘Segundas no Centro” projeto da falecida e inesquecível Céres De Ferrante.

A Presidente Chloris Casagrande Justen recebeu esta inovação de modo positivo e absoluto, como sua inegável capacidade gestora costuma fazer sempre que ocorre alguma adequada inovação ao mundo da Cultura nesta cidade.
 
Hoje SemeARTE é um sucesso. O mundo da informática contará com mais este dispositivo de informação de maneira adequada e total, abrangendo todo tipo de manifestação cultural.

Parabéns Arriete Rangel de Abreu pela vitória de sua bonita vontade. Idealizou, buscou, realizou.
Vida longa, SemeARTE! Sucesso no seu empreendimento.

Em tempo: SemeARTE, muitas vezes, em inúmeros dos acompanhamentos culturais, conta com perfeita e inegavelmente bem desempenhada parceria com Primus Inter Pares, sob a dinâmica gestão de Wasyl Stuparyk, de
nome reconhecido como dos melhores nos anais radialistas de Curitiba. Cinematografista desde 1994, a quem se tributa neste texto o seu devido e elevado  valor.
Depoimento de:
Isabel Sprenger Ribas, Escritora e Artista Plástica.
 
Academias e Entidades Literárias as quais pertence (algumas como membro de
Diretoria}
 
Academia Feminina de Letras do Paraná
Academia de Cultura de Curitiba
Centro de Letras do Paraná
Centro Paranaense Feminino de Cultura
União Brasileira de Trovadores UBTN/ Curitiba
Sócia Honorária do Centro de Letras de Paranaguá Leôncio Correia
 
Livros publicados
 
Solo:
*...quase entre aspas, cheio de reticências...
* ...um livro, seis mãos, três idades...
* Mulheres de Coragem
* O Poeta e Nuvem Menina;
* Romance Colaborativo:
* Aconteceu em Curitiba
Antologias:
* Proyeto Cultural Sur Brazil, anos de: 2011, 2012, 2013, 2014,  2015 e 2016;
* Conexão II e III;
* Jubileu de Ouro. CPFC;
* Selando Amizades, Poesia
* Parnaso Poético. Poesia;

João Darcy Ruggeri

Culta, irrequieta, amiga e desbravadora

Acadêmica Arriete Rangel de Abreu

Culta, irrequieta, amiga e desbravadora, esmiuçando em toda a sua extensão, o Saber e o Conhecer para, quiçá, ter uma companhia que a entenda e, também, que guarde seus ponderados arroubos de amor pela cultura geral!

Pois foi assim que nasceu SemeARTE - para ser, como filha dileta – comprometida para com os registros “em sentido lato”, da sua trajetória, aliás, rica de conteúdo, bem como para disseminá-la horizonte afora, no cumprimento dos seus objetivos, quais sejam: desvendar a ignorância e combate-la, para satisfazer pelo despertar dos seus sonhos, a perpetuação das ARTES, desde os segredos quase indesvendáveis do firmamento dos mares, da terra, do ar, enfim, nos recônditos da natureza mãe, inatingíveis, porém sonhados na ânsia e sagacidade próprias do ser humano sagaz que és.

Sei, e faço votos para que se realize tudo o que intrinsecamente presida seu ardoroso desejo, e concretize a sua nobre iniciativa, contribuindo para a construção da paz, da união e da felicidade entre todas as gentes indiscriminadamente.

Se assim testemunho é porque tenho tido a honra de ter podido percorrer com Arriete os tortuosos, porém apaixonantes, caminhos que conduzem ao palco da existência, onde o livre-arbítrio a par da vocação, faz o artista desabrochar e verter seus conhecimentos, como que numa retribuição de tudo aquilo que escolhera na escola da vida!

Você, Arriete, merece ser feliz e reconhecida pelo mundo da cultura, ao qual tens dedicado os melhores anos da tua experiência.

Destarte, humildemente, cumprimento-a com votos para que a sua iniciativa tenha pleno êxito e que o universo te seja prodigo no espargir tão importante e fundamental iniciativa.

Que os valores da ARTE, do Saber e do Conhecer celebrem contigo uma inseparável e imorredoura trajetória.

Que SemeARTE seja somente título-fantasia, para dar lugar ao todo pela cultura geral, que sei, ser o teu mais profundo e acalentado desejo.

Sejas feliz sempre, ao ouvir, também, no ecoar do universo afora o grito: seja bem vinda, para sempre, SemeARTE!

 

João Darcy Ruggeri

Acadêmico e Presidente Emérito da Academia de Cultura de Curitiba – ACCUR

Advogado, Escritor e Filósofo

Autor do livro “ELES & EU” volumes 1, 2, 3, 4, 5 e 6.

Membro associado de várias Instituições Culturais de Curitiba, Paraná e do Brasil.

Kazuko Akamine

Olhar atento e primoroso de Arriete Rangel de Abreu

SemeARTE, prossegue sob olhar atento e primoroso de Arriete Rangel de Abreu, tornando visível muitos valores ocultos por falta de uma entidade que os alavancasse. Parabéns SemeARTE, por idealizar e concretizar tão nobre proposta!!!

 

Kazuko Akamine
Escritora e Poeta
Fundadora e gestora da Associação Kazuko Pró-Talento

Leilah Santiago Bufrem

Pensar em SemeARTE é um exercício repleto de imagens, resultante da vontade e emoção presentes no seu projeto.

"Pensar em SemeARTE é um exercício repleto de imagens, resultante da vontade e emoção presentes no seu projeto. Traduzindo-se em aporte à cultura do Paraná, aos que nela e por ela atuam e às obras que nos legam, as atividades da SemeARTE, hoje uma “instituição”, mobilizam mentes e corações em ritmo intenso. Sua inspiradora, Arriete Rangel de Abreu, transforma projeto em poesia, revelando a opção de trazer “versos, passos, cores e sons”, tais como “melodias da alma”. Plantando e distribuindo sementes, a obra e o espaço de divulgação de SemeARTE  criam sentidos, apresentando e promovendo artistas, colocando em pauta a existência, os experimentos, os sonhos e as fantasias não só dos que já se foram, para que permaneçam na memória cultural, mas também daqueles que hoje expressam sentimentos, experiências, ilusões e frustrações, não apenas os já consagrados, para que continuem em evidência, mas também aqueles cujos valores não revelados pelas instâncias de reconhecimento, permanecem latentes e prontos a submergir no cenário cultural. Tal como uma “vitrina para os autores, artistas e obras paranaenses”, acredito que a SemeARTE,  além de divulgar e impulsionar atividades culturais, tem contribuído para a formação artística e, de modo mais amplo, para a produção e valorização cultural. E é como educadora que destaco esse papel formador de instituições e de pensadores críticos, dedicados à cultura, confiando em que os esforços no sentido de proporcionar conhecimento e estimular a crítica e a autocrítica mobilizem as pessoas e a sociedade, diante das contradições de todas as ordens, que hoje vivenciamos. Que a SemeARTE reforce a esperança historicamente depositada nos artistas e intelectuais, cuja presença, tanto na área das instituições políticas e acadêmicas, quanto no campo da produção cultural, adquire relevância, especialmente para a compreensão e transformação da realidade, em todas as suas dimensões."


 

Leilah Santiago Bufrem

Pesquisadora do CNPQ

Graduada e licenciada em Filosofia (PUC/PR), doutora em Ciências da Comunicação (USP), Mestre em Educação (UFPR). Especialista em Ação Cultural (USP), em Cultura Portuguesa pela Universidade de Lisboa, e em Linguística e Teoria do Conhecimento (UFPR). Tem 15 livros publicados, capítulos de livro, artigos em periódicos científicos e comunicações em anais de congressos nacionais e internacionais.

Maria Inês Borges da Silveira

Parabenizo a trajetória de sucesso da Acadêmica Arriete Rangel de Abreu e o Portal Cultural SemeARTE no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná.

 

Acadêmica Maria Inês Borges da Silveira

Presidente da Academia de Cultura de Curitiba – ACCUR

Osmar Carboni

Dedicação, incentivo e divulgação

Prezada Arriete,

 

Venho congratulá-la pela dedicação, incentivo e divulgação dos artistas visuais no seu Portal SemeARTE.

Sua presença constante nas aberturas de exposições e nos meios Culturais da nossa Curitiba, registrando, fotografando e entrevistando, com narrativa de fácil leitura vem de encontro com o meio cultural de nossa cidade.

Assim, registro o meu agradecimento como artista e ex-presidente (término em Agosto de 2017) da APAP/PR, de termos a SemeARTE como promovedora e fomentadora de arte, desejando sucesso no empenho no seu circuito pessoal.

 

Osmar Carboni

Artista Plástico (Pintor)

Diretor e Ex-presidente da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná

Please reload

bottom of page