Academia de Letras José de Alencar - Evento de 05.07.2022
A Academia de Letras José de Alencar (ALJA), realizou em 05.07.2022, às 17 horas no bonito espaço localizado no 2o. andar do Tribunal de Justiça do Paraná, maravilhoso lançamento das três obras literárias abaixo relacionadas:
Crônicas da Pandemia - Coletânea de crônicas em prosa e poesia, de 45 escritores, organizada pela advogada, jornalista e presidente da Academia de Letras José de Alencar, Anita Zippin e pelo Promotor de Justiça Alberto Velloso Machado (Titular da 38o. Cadeira Nestor de Castro da ALJA).
Trova Comigo? Volume 1 - Coleção de trovas e quadras, de 25 autores, membros da Academia de Letras José de Alencar e da União Brasileira de Trovadores Seção Curitiba, entidades organizadoras, e
Ética e Envelhecimento - Memórias e Reflexões de um Engenheiro de Trincheiras de autoria do escritor João Carlos Cascaes (engenheiro e ex-presidente da Companhia Paranaense de Energia - Copel) com reflexão sobre a passagem do tempo e de como aprender a envelhecer.
O evento sob a responsabilidade da Academia de Letras José de Alencar contou com a parceria do Centro de Letras do Paraná (presidente Ney Fernando Perracini de Azevedo), Academia Feminina de Letras do Paraná (presidente Madalena Ferrante Pizzatto), Academia Paranaense da Poesia (presidente Lilia Sousa), Observatório da Cultura Paranaense (presidente Ernani Buchmann) e União Brasileira de Trovadores Seção Curitiba (presidente Andrea Motta).
Anita Zippin de posse da palavra abriu o evento citando os presidentes e representantes das Instituições Culturais presentes, autoridades, parceiros, mecenas e colaboradores que muito empenharam-se para o sucesso dos lançamentos.
Autoridades, representantes de Entidades Culturais, escritores, poetas, trovadores e convidados se fizeram presentes para prestigiar o feliz e harmonioso encontro de literatos que representam com arte a escrita paranaense.
Enalteceu a celebração, a apresentação das duas peças musicais interpretadas pela soprano Ana Paula Brunkow acompanhada pelo pianista Luis Néri Pfützenreuter. Aplausos!
Discursaram, além de Anita Zippin (presidente da ALJA), o Promotor de Justiça Alberto Vellozo Machado (Titular da 38o. Cadeira Nestor de Castro e primeiro orador da ALJA); a esposa do escritor João Carlos Cascaes, Tânia Rosa Ferreira Cascaes (Socióloga e Mestra pela Universidade Federal do Paraná em Sociologia e Trabalho); Luiz Fernando de Queiroz (Advogado, Jornalista e Editor pela Editora Bonijuris); desembargador Joatan Marcos de Carvalho (primeiro vice-presidente da ALJA e do Observatório de Cultura Paranaense) e a advogada Andrea Motta Paredes (presidente da UBT - Nacional e Seção Curitiba e 2a. vice-presidente do Observatório da Cultura Paranaense).
Sempre atuantes e bem vindos, André Moreira Rodrigues (presidente da Academia Paranaense de Odontologia) e Lucrécia Welter (presidente da Academia de Letras de Toledo).
Iniciada a noite polvilhada de letras em Curitiba; como a lua, a brilhar no firmamento. reluziam o potencial dos escritores, poetas e Instituições Culturais que incansáveis, redigem crônicas, trovas, poemas, contos, prosas, romances, e muito mais....; registram e contam a historia da literatura do Paraná.
Abundante seara; Exuberante SemeARTE!
Andrea Motta (presidente da UBT Brasil)
e
Anita Zippin (presidente da Academia de Letras José de Alencar
Comments