top of page

"A Importância da Cultura para o Desenvolvimento Social e Econômico do Brasil"

A Academia de Cultura de Curitiba - ACCUR, promoveu na data de ontem (15.08.2022), no auditório da Associação Comercial do Paraná, debate tendo como tema "A Importância da Cultura para o Desenvolvimento Social e Econômico do Brasil". Na mesma ocasião, prestou homenagem ao acadêmico Ir. Ivo Clemente Juliatto (in memorian), em evento comemorativo ao trigésimo ano da fundação da ACCUR.

Para olhares abrangentes, a cultura é elemento aglutinador de, senão todas, grande parte dos hábitos, costumes e comportamento sociais, respeitando-se as especificidades de cada país, estado, cidade, bairros e regiões, considerando a cultura estar presente na literatura, nas artes, na culinária, no vestuário, na história, na educação, etc. Portanto, representa, espelha e transmite "modos vivendi" de comunidades e populações; é inegável geradora de conhecimento e renda embora possa parecer destoante, desfalcada de apoio, principalmente econômico por parte da maioria dos gestores governamentais.

Após apresentação de breve currículo do acadêmico, Ir. Ivo Clemente Juliatto, a professora de música, pós graduada em Lisboa, Ana Paula Peters executou "Let it Be" e I Want to Hold Your Hand". “LET IT BE” E “I WANT TO HOLD YOUR HAND” - Foi o homenageado, fã dos Beatles.

Recebeu a Comenda "O Pensador" e o Diploma de Honra ao Mérito em homenagem ao acadêmico Ir. Ivo Clemente Juliatto sua sobrinha, Marcia Juliatto acompanhada por Nilce Juliatto Vegas.

Célio Guimarães (responsável pelo cerimonial), fez a apresentação do moderador e palestrantes convidados, passando a palavra para Maria Inês Pierin Borges da Silveira (presidente da Academia de Cultura de Curitiba - ACCUR), que narrou em poucas palavras a história e ideais dos fundadores da ACCUR. Sem deixar de enfatizar a importância da cultura, passou a palavra ao moderador para o início da palestra, que contou com a participação dos seguintes convidados:

- Ernani Buchmann (advogado, escritor, jornalista, acadêmico da Academia de Letras do Paraná e presidente do Observatório da Cultura Paranaense), foi o moderador. Teve ao seu lado na mesa:

- Professor Ricardo Marcelo Fonseca - Reitor da Universidade Federal do Paraná - UFPR, professor titular do Direito do Departamento Privado da UFPR, graduado em Direito e História. Especialista, Mestre e Doutor em Direito;

- Professora Salete Machado Sirino - Reitora da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, professora do Curso de Cinema e Audiovisual e do Mestrado Profissional em Artes do Campus de Curitiba II-FAP, Graduada em Letras, Especialista em Cinema, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Mestre e Doutora em Letras - Linguagem e Sociedade - pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, e

- Professor Ericson Sávio Falabretti - Pró-reitor de Desenvolvimento Educacional e Professor do programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Graduado em Filosofia pela UFPR, mestre e doutor pela Universidade Federal de São Carlos. Estágio de pós-doutoramento na Universidade Jean Moulin - Lyon - França.

Importante as presenças de Camilo Turmina (presidente da Associação Comercial do Paraná - ACP), Maria Inês Pierin Borges da Silveira (presidente da Academia de Cultura de Curitiba - ACCUR), Waldemiro Gremski (reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná), Lilia Maria Souza (presidente da Academia Paranaense da Poesia), Ministro Luiz Carlos Borges da Silveira (diretor administrativo do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE), Dr. Mozarth França (presidente do Movimento Monárquico Frente Dom Pedro II), Valéria Borges da Silveira (presidente da Associação Literária Lapeana, Paulo Roberto Hapner (presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná), Odones Martins (vice-presidente da Associação Comercial do Paraná e diretor presidente do jornal Indústria & Comércio), Capitão Willianjar Machado (Polícia Militar do Paraná), Kátia Maria Biesek (coordenadora do Círculo de Estudos Bandeirantes e do Centro de Memória da PUCPR), Luiz Gustavo Vidal (presidente da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná - APAP), Maria Cristina Coutinho (vice-presidente da ACP), Dislene Freitas (diretora do Conselho de Cultura da ACP), Marcia Dall´Oglio de Moraes (diretora de Cultura PROEC - UNESPAR), Luiz Augusto Juk (jornalista e colunista), Iza Zilli (jornalista e colunista), Bebel Ritzmann (fotógrafa e colunista), Waldo Rafael (colunista) e Arriete Rangel de Abreu (mentora e gestora do Portal SemeARTE Cultura), representando também o presidente Ney Fernando Perracini de Azevedo do Centro de Letras do Paraná.

Viver para e da cultura é labuta da parcela maior, entre todos os que nela empregam seu tempo, inspiração e dedicação.

E o que falar das muitas instituições que pelejam por apoio e sobrevivem maciçamente das anuidades de seus associados para manter viva a Cultura?

Daí a relevância do debate de ontem e das abordagens apresentadas pelos palestrantes como também pelo moderador, que no início do evento fez breve, porém esclarecedora apresentação de dados econômicos voltados à cultura, bem fundamentando sua exposição.

Unidos, reunidos, em constante debate e eficazes realizações manter-se-á a Cultura, indispensável SemeARTE.

Marcia Juliatto, Nilce Juliatto Vegas, Ericson Sávio Falabretti. Ernani Buchmann. Maria Inês Pierin

Borges da Silveira, Ricardo Marcelo Fonseca e Salete Machado Sirino

Maria Inês Pierin Borges da Silveira

Marcia Juliatto, Nilce Juliatto Vegas e Maria Inês Pierin Borges da Silveira

Ericson Sávio Falabretti. Salete Machado Sirino, Ricardo Marcelo Fonseca e Ernani Buchmann

Arriete Rangel de Abreu (SemeARTE Cultura)

Ericson Sávio Falabretti. Salete Machado Sirino, Ricardo Marcelo Fonseca e Ernani Buchmann



댓글


Quem é a SemeARTE

 

SemeARTE é uma inspiração e o desejo de levar a arte como cultura ao maior número de pessoas.
É um incentivo para mim e para todos aqueles que amam as artes, e veem nelas um dos caminhos para um mundo melhor.

Direitos autorais:

Arriete rangel de abreu, todos os direitos reservados e devidamente registrados por Direitos Autorais. Toda cópia ou publicação do conteúdo deste site deve ser antecipadamente solicitado a Autora e cedida mediante aprovação da mesma.
2017

siga a SEMEARTE:
  • Facebook SemeARTE
bottom of page