Aldravias no Centro de Letras do Paraná
O Centro de Letras do Paraná recebeu em 23.04.2019 as Coordenadoras do Movimento Aldravianista de Curitiba, Cyroba Cecy Braga Ritzmann e Eliane Martins Quadrelli Justi para apresentação e divulgação do Movimento Aldravianista e em paralelo, para o lançamento dos livros “Cerveja” e “Versos de Bolso” de autoria de Eliane Martins.
Em agradável e elucidativo bate-papo, as poetas aldravianistas apresentaram a mais recente e genuinamente brasileira inovação literária - “Aldravias”, que tem despertado o interesse e a criação poética de autores europeus, como está ocorrendo em Portugal, França e Espanha, assim como em diversas cidades brasileiras.
Segundo o poeta José Benedito Donadon Leal, “ALDRAVIA tem origem em "aldrava", batedor, argola de metal com que se bate às portas para que estas sejam abertas por quem está dentro da casa. Era comum na maioria dos casarões antigos de Mariana, Sabará, Ouro Preto e outras cidades mineiras.”
fonte: www.jb donadon@jornalaldrava.com.br
Enquadra-se no contexto mundial do minimalismo cultural, a partir do conceito da metonímia, conforme explica a poeta Cyroba Cecy Braga Ritzmann.
O uso moderado da metáfora, a liberdade de expressão (sem que o poeta se prenda a métrica e rima) e a construção em apenas seis palavras, apresentam a Aldravia, de forma mais simples e condensada, o que a diferencia do Haicai.
Como vertente poética iniciou-se na cidade de Mariana no estado de Minas Gerais tendo como fundadores os poetas Andreia Donadon Leal, José Benedito Donadon Leal, Daniel Bicalho e Sebastião Ferreira.
A artista plástica, trovadora e poeta, Cyroba Cecy Braga Ritzmann foi a precursora do Movimento Aldravianista no Paraná, e explica com uma Aldravia de sua autoria, como foi arrebatada pela nova estrutura poética:
“Não bati aldrava, Aldravia que adentrou-me.”
Premiada no Concurso Internacional de Literatura e União Brasileira de Escritores, pela Academia Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro , Cyroba Ritzmann tem três livros de trovas publicados, e já está com o terceiro de Aldravias no prelo. O primeiro: “Aldravias da Madrugada – Gotas de Sereno”; o segundo: “Aldravias da Madrugada - Fagulhas de Luz” e o próximo a ser lançado no segundo semestre deste ano: “Aldravias da Madrugada – Ecos do Silêncio.”
Tendo por objetivo divulgar e incentivar o Movimento Aldravianista, ministrou palestras no Colégio Sion, no Instituto Neo-Pitagórico de Curitiba e na Biblioteca Pública do Paraná durante oficina da Academia Paranaense da Poesia.
Incansável, esta de viagem marcada com embarque previsto para 23.05.2019, rumo a Lisboa - Portugal, junto com os fundadores, para participar de um Simpósio, atendendo ao convite formulado pela Academia Portuguesa de Ex-Libres para o “Encontro entre brasileiros e portugueses na construção da cultura tropical”, onde serão homenageados os fundadores das Aldravias em jantar de convívio luso tropical desta academia e da Academia Internacional de Heráldica, presidido pelo senhor infante Dom Miguel de Bragança – Duque de Biseo.
Eliane Martins Quadrelli Justi é poeta, professora no Ensino Superior com experiência em sala de aula presencial nas disciplinas de Literatura Infantil. É especialista em Pedagogia Terapêutica, Artes Cênicas e Mestre em Educação.
O evento contou com a presença do Diretor de Cultura do Clube Curitibano, Sr. Roberto Amaral da Cunha (em visita ao Centro de Letras do Paraná), representantes de entidades culturais, associados do Centro de Letras do Paraná e convidados.
SemeARTE cumprimenta as poetas e coordenadoras deste movimento literário inovador, Cyroba Cecy Braga Ritzmann e Eliane Martins Quadrelli Justi pela divulgação das Aldravias junto aos artistas das letras e população curitibana. Almejamos, brevemente, a todo o Paraná e Brasil.
Ao Centro de Letras do Paraná, na pessoa do presidente Ney Fernando Perracini de Azevedo o nosso apoio e desejo de continuidade no excelente trabalho que está sendo realizado.
Poetas Aldravianistas Cyroba Cecy Braga Ritzmann e Eliane Martins Quadrelli Justi
"Cerveja de Bolso" - Livro de Aldravias - Autora: Eliane Martins Quadrelli Justi
Roberto Amaral da Cunha (Diretor de Cultura do Clube Curitibano) e Ney Fernando Perracini de Azevedo (Presidente do Centro de Letras do Paraná)