Osmann de Oliveira (jornalista, advogado e professor) ministra palestra no Centro de Letras do Paran
Após a primeira reunião da diretoria e do tradicional chá, o Centro de Letras do Paraná abriu em 12.03.2019, as suas atividades culturais para o ano corrente.
Ao microfone, o Diretor Cultural Paulo Roberto Walbach Prestes fez a entrega de uma caixa contendo material gráfico em forma de folder, onde e por iniciativa própria, criou e arcou com as despesas para a impressão, de excelente material de divulgação sobre a Instituição.
Na sequência, o desembargador e Presidente Emérito Luís Renato Pedroso leu texto de sua autoria, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (oito de março).
Coube à Diretora de Relações Institucionais, Andréa Motta, fazer a apresentação do palestrante, jornalista, advogado e professor Osmann de Oliveira - destacado jurista , autor de onze obras publicadas.
Em seu pronunciamento, o convidado abordou com muita propriedade a importância da literatura, bem como a necessária urgência de uma reflexão quanto as mudanças advindas do avanço tecnológico e consequentemente, das atuais maneiras de acesso à informação.
Com olhar atento, o palestrante mostrou a sua preocupação com os caminhos (presente e futuro) onde o retrocesso ou estagnação literária não deve predominar, mesmo que dificultados como sempre foram e continuam sendo, pela série de dificuldades que envolvem a publicação e divulgação de obras literárias.
O presidente do Centro de Letras do Paraná, Ney Fernando Perracini de Azevedo agradeceu a presença do ilustre ministrante e enalteceu a relevância do tema apresentado, conclamando todos os presentes a um pensar analítico e em conformidade com o momento, mostrando-se aberto às proposições que possam vir a possibilitar iniciativas sustentáveis, focadas no incentivo e realizações dos autores paranaenses.
Antes de encerrar o evento, convidou todos os autores que participaram das duas coletâneas e das obras individuais, lançadas pela entidade cultural no ano passado, para subir ao palco, quando fez a entrega de um exemplar de cada título para o palestrante.
A abertura e encerramento da atividade contou com apresentação da cantora Orly Bach acompanhada ao violão pelo musicista Manoel Anísio Moscalewski. Entre a primeira e segunda parte da música que abriu a tarde, a professora Neumar Carta Winter (ex-presidente do Centro de Letras do Paraná), declamou o "Soneto de Fidelidade" de Vinícius de Moraes.
A mesa diretora foi composta pelas seguintas personalidades: Sônia Monclaro Virmond - Gestora da Escola de Educação em Direitos Humanos (Esedh); Ney Fernando Perracini de Azevedo - Presidente do Centro de Letras do Paraná; Desembargador Luís Renato Pedroso - Presidente Emérito do Centro de Letras do Paraná; Professora Neumar Carta Winter (Ex-presidente do Centro de Letras do Paraná) e Educadora Chloris Casagrande Justen (Presidente do Centro Paranaense Feminino de Cultura).
Jornalista, advogado e professor Osmann de Oliveira
Palestrante Osmann de Oliveira; Gestora da Escola de Educação em Direitos Humanos (Esedh), Sônia Monclaro Virmond; Presidente do Centro de Letras do Paraná, Ney Fernando Perracini de Azevedo; Presidente Emérito do Centro de Letras do Paraná, Desembargador Luís Renato Predroso; Professora Neumar Carta Winter (Ex-presidente do Centro de Letras do Paraná) e Chloris Casagrande Justen (Presidente do Centro Paranaense Feminino de Cultura).
Diretor Cultural, Paulo Walbach Prestes e Presidente Ney Fernando Perracini de Azevedo - Centro de Letras do Paraná.
Jornalista, advogado e professor Osmann de Oliveira e Ney Fernando Perracini de Azevedo (Presidente do Centro de Letras do Paraná).
Arriete Rangel de Abreu (SemeARTE); Jornalista, advogado e professor Osmann de Oliveira e Ney Fernando Perracini de Azevedo (Presidente do Centro de Letras do Paraná).