Posse na Academia Feminina de Letras do Paraná
Em 28.09.2018, ocorreu importante e bonita solenidade de posse das novas Acadêmicas da Academia Feminina de Letras do Paraná, no teatro Chloris Casagrande Justen do Centro Paranaense Feminino de Cultura.
Responsável pelo protocolo, a Acadêmica Neumar Carta Winter convidou a presidente da Academia Feminina de Letras do Paraná, Acadêmica Zuleima Guerreiro Magaldi e o presidente do Centro de Letras do Paraná, Ney Fernando Perracini de Azevedo para tomar os seus lugares na mesa diretora.
Seguiu-se a abertura da solenidade pela presidente da Academia e na sequência, a Acadêmia Lília Souza fez a apresentação da escritora Cássia Cassitas que passou a ocupar a Cadeira número 1, que teve como primeira titular a Acadêmica Maria Thereza Brito de Lacerda.
Após ser apresentada pela Acadêmica Teresa Teixeira de Britto, tomou posse na Cadeira número 34, ocupada anteriormente pela Acadêmica Céres De Ferrante. a escritora Madalena Ferrante Pizzatto.
À Acadêmica e Conselheira Céres De Ferrante foi prestada homenagem póstuma, com apresentação de parte do depoimento que Céres gravou para o documentário da RPC TV que foi exibido no programa "Meu Paraná" sobre o seu pai, Salvador De Ferrante patrono do teatro paranaense que dá o seu nome ao Pequeno Auditório do Teatro Guaíra.
A parte musical contou com a presença da pianista Suzy Veloso Queiroz que executou o Hino Nacional Brasileiro na abertura da solenidade e posteriormente obras de compositores mundialmente consagrados.
Ao fim da cerimônia, a presidente Zuleima Guerreiro Magaldi fez respeitosa referência à Presidente Emérita da Academia, Acadêmica Lygia Lopes dos Santos, falecida no corrente ano.
A Academia Feminina de Letras do Paraná foi criada nos moldes da Academia Brasileira de Letras. Idealizou-a o acadêmico Raul Rodrigues Gomes, estimulado pelo poeta Vasco José Taborda, na época presidente da Academia Paranaense de Letras, com o apoio do acadêmico Oswaldo Pilotto e Dr. Barreto Coutinho. O jornalista e escritor Raul Rodrigues Gomes apresentou sua ideia à professora Pompília Lopes dos Santos, solicitando-lhe que tomasse a iniciativa do projeto. Foram escolhidas as quarenta patronas, escritoras do passado, que honraram a literatura paranaense. Após longo período de estudo, foi fundada a Academia Feminina de Letras do Paraná em 25 de novembro de 1970. Pompília Lopes dos Santos foi aclamada sua primeira presidente. A reunião oficial da fundação realizou-se no auditório da Biblioteca Pública do Paraná em 27 de maio de 1971. A Academia foi reconhecida de Utilidade Pública pela lei nº 4853 de 08.05.74 da Prefeitura Municipal de Curitiba e nº 6678 de 13.06.75 do Estado do Paraná. É objetivo da Academia Feminina de Letras do Paraná o culto e o estudo da língua nacional em seus múltiplos aspectos: científico, histórico, literário e artístico, através de conferências, palestras, cursos, seminários, livros, jornais e revistas.
Fonte: http://academiafemininadeletrasdoparana.blogspot.com/ Presidiram a Academia Feminina de Letras do Paraná, a Acadêmica Pompília Lopes dos Santos durante 10 anos, seguida pela Acadêmicas Selene Amaral Di Lenna Sperandio, Luiza Steudel Iwersen e Lygia Lopes dos Santos, que foi eleita Presidente Emérita da Academia e era filha da fundadora, Pompília Lopes dos Santos. A atual presidente, Acadêmica Zuleima Guerreiro Magaldi assumiu a presidência em novembro de 2017.
SemeARTE Cultura parabeniza as mais novas Acadêmicas da Academia Feminina de Letras do Paraná, Madalena Ferrante Pizzatto e Cássia Cassitas desejando-lhes sucesso e continuidade nas lidas com as letras, assim como cumprimentamos a todas as Acadêmicas através da sua presidente, Zuleima Guerreiro Magaldi e diretoria, que estão atuando com primor e dedicação, ao honrar a história e dar continuidade as atividades que elevam o nome e contribuem para a sedimentação da Academia Feminina de Letras do Paraná no meio literário do estadual e nacional.
Acadêmica Madalena Ferrante Pizzatto, Presidente da Academia Feminina de Letras do Paraná, Acadêmica Zuleima Guerreiro Magaldi e Acadêmica Cássia Cassitas.
Mesa Diretora composta pela Presidente da Academia Feminina de Letras do Paraná, Zuleima Guerreiro Magaldi e pelo Presidente do Centro de Letras do Paraná, Ney Fernando Perracini de Azevedo.
Presidente da Academia Feminina de Letras do Paraná, Acadêmica Zuleima Guerreiro Magaldi e Acadêmica Cássia Cassitas.
Presidente da Academia Feminina de Letras do Paraná, Acadêmica Zuleima Guerreiro Magaldi e Acadêmica Madalena Ferrante Pizzatto.
Pianista Suzy Velosop Queiroz.
Presidente da Academia Feminina de Letras do Paraná, Acadêmica Zuleima Guerreiro Magaldi com a pianista Suzy Veloso Queiroz.