Outorga do Certificado de Presidente Emérita da Academia Feminina de Letras do Paraná à Acadêmica Ly
A primeira atividade oficial, sob a nova presidência e diretoria da Academia Feminina de Letras do Paraná, aconteceu na tarde de 27.04.2018 - Sessão Festiva de Congraçamento e Homenagem à escritora e poetisa Lygia Lopes dos Santos - com início às 15 horas, no Teatro Chloris Casagrande Justen do Centro Paranaense Feminino de Cultura.
O protocolo esteve a cargo da Acadêmica Neumar Carta Winter (ocupante da Cadeira no. 22), que iniciou a sessão convocando os integrantes da mesa diretora, que foi formada pela Acadêmica Zuleima Guerreiro Magaldi (presidente da AFLP) - ocupante da Cadeira no. 19, Acadêmica Isabel Sprenger Ribas (vice-presidente da AFLP) - ocupante da Cadeira no. 29, ex-presidente e Acadêmica Lygia Lopes dos Santos (ocupante da Cadeira no. 39), Acadêmica Chloris Casagrande Justen (presidente do Centro Paranaense Feminino de Cultura e membro da Academia Paranaense de Letras) - ocupante da Cadeira no. 26 e, representando todas as demais entidades culturais, Ney Fernando Perracini de Azevedo (presidente do Centro de Letras do Paraná).
De posse da palavra, a presidente Zuleima Guerreiro Magaldi convidou os presentes para cantar o Hino Nacional Brasileiro acompanhados pela pianista Suzy Veloso Queiroz que durante a sessão
executou também, a "Fantasia em Ré Menor" de Mozart.
A presidente Zuleima Guerreiro Magaldi fez breve relato histórico sobre a AFLP e convidou a Acadêmica Chloris Casagrande Justen para proferir, como primeira Oradora da Entidade, o discurso para a homenageada. Encerrado o pronunciamento, procedeu-se a outorga do Certificado de Presidente Emérita, à ex-presidente, Acadêmica Lygia Lopes dos Santos (ocupante da Cadeira no. 39, que tem sua mãe Pompília Lopes dos Santos como Patrona).
Lygia Lopes dos Santos ocupou o cargo de presidente da Academia Feminina de Letras do Paraná pelos últimos quatorze anos.
A Presidente Emérita, Lygia Lopes dos Santos foi convidada a fazer uso da palavra. Emocionada, agradeceu a todos pela honraria recebida.
Em continuidade, a Acadêmica Isabel Sprenger Ribas (vice-presidente da AFLP), prestou homenagem a todas as Acadêmicas, e expressou o seu contentamento por, a partir daquele momento, poder proceder a entrega do pin representativo da Instituição, ideal sonhado e agora transformado em realidade.
Prestigiaram o evento, Maria Inês Pierin Borges da Silveira (presidente da Academia de Cultura de Curitiba - ACCUR); Lilia Maria Machado de Souza (presidente da Academia Paranaense da Poesia e ocupante da Cadeira no. 33 da AFLP); Andrea Motta (presidente da UBT-Paraná e UBT-Curitiba); Manoel Anísio Moscalewski (representante do Instituto Neo-Pitagórico) e Josué de Melo, representante-Mor do Círculo Monárquico Brasileiro do Paraná.
Cumprimentamos a Presidente Emérita Lygia Lopes dos Santos pela homenagem recebida, e ensejamos às 40 Acadêmicas, aqui representadas pela gestão da presidente Zuleima Guerreiro Magaldi; vice-presidente Isabel Sprenger Ribas e diretoria, horizontes auspiciosos para a AFLP.
Sabemos que, ao olhar para a frente e mirar o futuro, as realizações do presente manter-se-ão norteadas pelo imaginário da fundadora da Academia Feminina de Letras do Paraná, ilustríssima escritora e poeta Pompília Lopes dos Santos que, ao formalizar uma instituição literária feminina nos idos de 1970, preponderou no artigo 2o. do seu Estatuto: "...o culto e o estudo da Língua Nacional, em seus múltiplos aspectos, científico, histórico, literário e artístico...".
Aplaudimos a continuidade deste relevante SemeARTE !
Acadêmica Zuleima Guerreiro Magaldi (Presidente da Academia Feminina de Letras do Paraná).
Isabel Sprenger Ribas e Zuleima Guerreiro Magaldi (vice-presidente e presidente da AFLP).
Acadêmica Zuleima Guerreiro Magaldi (Presidente da AFLP) e Acadêmica Lygia Lopes dos Santos (Presidente Emérita da AFLP).
Mesa Diretora: Isabel Sprenger Ribas; Zuleima Guerreiro Magaldi, Lygia Lopes dos Santos, Chloris Casagrande Justen e Ney Fernando Perracini de Azevedo.
Pianista Suzy Veloso Queiroz
Acadêmica Isabel Sprenger Ribas (Vice-presidente da AFLP).
Acadêmicas da Academia Feminina de Letras do Paraná.