top of page

Palestra sobre o Projeto "Freguesia do Livro"


Dentro da programação da "Segunda no Centro - Projeto Céres De Ferrante" de 16.04.2018, do Centro Paranaense Feminino de Cultura, as fonoaudiólogas Ângela Marques Duarte e Josiane Mayer Bibas proferiram palestra sobre a Organização Freguesia do Livro), da qual são as idealizadoras e coordenadoras.

A Organização Freguesia do Livro, projeto iniciado no ano de 2011, tem como objetivo promover a leitura, e para tanto, as coordenadoras tem recebido doações de exemplares, que quando necessário, são restaurados e posteriormente distribuídos em vários pontos, através de parcerias com múltiplas instituições, tais como: presídios, Cmeis (instituições educativas públicas e gratuitas), hospitais, casas comerciais, etc.

Em trabalho voluntário e extremamente dedicado, a equipe coordenada por Ângela Marques Duarte e Josiane Mayer Bibas presta serviço de relevante importância social e cultural quando, ao recepcionar os livros doados, restaurá-los e distribuí-los, incentiva e motiva a leitura nos mais diversificados segmentos sociais, possibilitando o acesso as obras com isenção de despesas financeiras para quem usufrui desta ação. Todos os custos são cobertos pelas próprias coordenadoras, o que demonstra o esforço hercúleo para manter a Freguesia do Livro e mais, em escala crescente, visto todo o trabalho envolver, além da complexa logística, local para armazenagem e negociações para captação e distribuição das obras, todo um trabalho que depende de tempo e disponibilidade para a divulgação do projeto, seja com participação em feiras, palestras para apresentação da Organização, conscientização, locomoção e deslocamentos e muito mais, trabalho e ações na maior parte das vezes de bastidores e que não chegam ao conhecimento seja dos beneficiados ou da maior parte da população.

Enaltecemos este valioso trabalho e toda a equipe envolvida na Organização Freguesia do Livro, pelo despojamento com que enfrentam todas as dificuldades possíveis para levar conhecimento, lazer e aprendizado através das viagens literárias que proporcionam a milhares de leitores.

Ao Centro Paranaense Feminino de Cultura, nosso apoio e reconhecimento pela excelência que têm demonstrado referente a programação da "Segunda no Centro - Projeto Céres De Ferrante".

Estimular a leitura é eterno SemeARTE.

Josiane Mayr Bibas e Ângela Marques Duarte

Chloris Casagrande Justen (Presidente do Centro Paranaense Feminino de Cultura), Josiane Mayr Bibas (Coordenadora da Organização Freguesia do Livro), Nilcéa Romanowski (Vice-presidente do CPFC), Ângela Marques Duarte (Coordenadora da Organização Freguesia do Livro), Teresa Teixeira de Britto (Diretora responsável pela programação da "Segunda no Centro - Projeto Céres De Ferrante do CPFC) e Maria das Graças Neves (Diretora do CPFC).

Arriete Rangel de Abreu (SemeARTE Cultura e Relações Públicas do CPFC) entre Josiane Mayer Bibas e Ângela Marques Duarte e Josiane Mayer Bibas e(Coordenadoras da Organização Freguesia do Livro).

Material de divulgação da Organização Freguesia do Livro.

Material de divulgação da Organização Freguesia do Livro.


Quem é a SemeARTE

 

SemeARTE é uma inspiração e o desejo de levar a arte como cultura ao maior número de pessoas.
É um incentivo para mim e para todos aqueles que amam as artes, e veem nelas um dos caminhos para um mundo melhor.

Direitos autorais:

Arriete rangel de abreu, todos os direitos reservados e devidamente registrados por Direitos Autorais. Toda cópia ou publicação do conteúdo deste site deve ser antecipadamente solicitado a Autora e cedida mediante aprovação da mesma.
2017

siga a SEMEARTE:
  • Facebook SemeARTE
bottom of page