Palestra do professor Guilherme de Almeida sobre o Episódio Cormorant na Baía de Paranaguá, no Centr
Em 09.04.2018, palestrou no Centro Paranaense Feminino de Cultura, Guilherme de Almeida (professor de história), com o tema "O Episódio Cormorant na Baía de Paranaguá".
Guilherme de Almeida com domínio absoluto sobre o assunto, expôs de maneira didática a importância deste significativo momento da história paranaense, ocorrido na Baía de Paranaguá, cidade litorânea do Paraná e de suma importância desde o Brasil colônia, devido a localização do Porto de Paranaguá.
Trouxe o Centro Paranaense Feminino de Cultura, dentro da programação da "Segunda no Centro - Projeto Céres De Ferrante", capítulo marcante no contexto da escravidão, principalmente no tocante ao período final da prática do comércio escravagista - mácula em registro na história do Brasil.
A magnitude do Episódio Cormorant na Baía de Paranaguá, desconhecida por muitos, é enunciado a ser visto e revisto por quem demonstra interesse pela história do Paraná e do Brasil.
É a história, linha mestra para aprendizados humanísticos, onde a construção de uma vida cidadã espelha-se no ontem para, alinhavada no hoje, poder se transformar na esperança de um melhor amanhã.
Preservar a história é caminho para SemeARTE!
Professor Guilherme de Almeida
Palestra "O Episódio Cormorant na Baía de Paranaguá"
Palestra "O Episódio Cormorant na Baía de Paranaguá"
Nilcéa Romanowski (vice-presidente do Centro Paranaense Feminino de Cultura), Guilherme de Almeida (professor de história e palestrante) e Chloris Casagrande Justen (presidente do Centro Paranaense Feminino de Cultura).
Arriete Rangel de Abreu (SemeARTE Cultura) e Guilherme de Almeida (professor de história e palestrante).