Reunião da Academia Feminina de Letras do Paraná - 23.03.2018
Aconteceu na data de hoje (23.03.2018), reunião da diretoria e acadêmicas da Academia Feminina de Letras do Paraná, nas instalações do Centro Paranaense Feminino de Cultura, instituição irmã, presidida por Chloris Casagrande Justen que recebe as amigas e confreiras, em todas as atividades culturais promovidas pela AFLPR, fundada pela professora Pompília Lopes dos Santos e que teve como presidente por quase duas décadas Lygia Lopes dos Santos - sua filha caçula.
A acadêmica e presidente nomeada, Zuleima Guerreiro Magaldi ao abrir a sessão, solicitou à primeira secretária eleita, Teresa Teixeira de Britto para que fizesse a leitura da ata da última reunião realizada.
Feito isto, a presidente Zuleima fez uma breve explanação sobre a importância da Academia Feminina de Letras do Paraná, referiu-se quanto ao prestígio de estarem entre as 40 acadêmicas que compõem o quadro da Entidade que foi idealizada seguindo o modelo da Academia Francesa e da Academia Paranaense de Letras e falou ainda sobre a necessidade de, contando a Academia Feminina com nomes de elevada representatividade na literatura paranaense, contribuir e praticar ações de cunho social, além paredes da Academia, seja de iniciativa própria ou junto a seus pares, mantendo o objetivo de fusão, ética e aproximação junto a comunidade, valorizando o grupo composto pelas quarenta acadêmicas e oferecendo graciosamente, uma contrapartida à população em benefício da literatura, do conhecimento e da cultura do Paraná.
De ordem prática e interna foram elencadas ações que venham a contribuir e estruturar, de acordo com as necessidades mais urgentes, que possam efetivar as propostas presentes e futuras durante a gestão 2018/2019.
Ficou estabelecido que em 27.04.2018 será realizada a sessão solene de Posse da Nova Diretoria, que tem como presidente Zuleima Guerreiro Magaldi; vice-presidente Isabel Sprenger Ribas e presidente emérita Lygia Lopes dos Santos.
Zuleima assumirá a presidência por desistência da presidente eleita Isabel Sprenger Ribas, que por motivos de saúde e seguindo orientações médicas abdicou do cargo mas que, por sugestão e concordância de todas as acadêmicas, permanecerá como vice-presidente.
Futuramente informaremos os cargos e nomes que comporão a diretoria para o biênio 2018/2019.
A presidente nomeada informou ainda que em agosto de 2018 serão empossadas, em sessão solene, as novas acadêmicas, Madalena Ferrante Pizzatto e Cássia Cassitas.
Antes de passar a palavra à vice-presidente, Isabel Sprenger Ribas a presidente nomeada leu duas poesias, sendo a última um acróstico. A primeira poesia que foi lida, é de autoria de Lygia Lopes dos Santos. Ambos os poemas foram escritos e dedicados a Pompilia Lopes dos Santos.
De posse da palavra, a vice-presidente Isabel Sprenger Ribas expôs novamente os motivos que a levaram a abdicar da presidência de tão conceituada Instituição Cultura, agradeceu a indicação recebida e colocou-se a disposição da presidente nomeada, Zuleima Guerreiro Magaldi para juntas seguirem com os projetos e representatividade exigidos pelos cargos, que harmoniosamente foram estabelecidos e dos quais sentem-se honradas em assumir.
Isabel mencionou a importância da Academia fundada por Pompilia Lopes dos Santos e destacou emocionada, a relevância de ter sido aluna de Pompilia e do seu esposo Dario Nogueira dos Santos, bem como de ter sido colega de Lygia Lopes dos Santos nas lides estudantis.
Parabenizou e depositou toda a sua confiança nos trabalhos a serem desenvolvidos pela presidente Zuleima e diretoria, a favor e com excelência, para a Academia Feminina de Letras do Paraná.
Agradeceu a confiança e amizade de todas as acadêmicas que a elegeram e apoiaram quando das decisões a favor da Academia, e foi convidada pela presidente nomeada, Zuleima Guerreiro Magaldi para que efetuasse a entrega da placa de prata a presidente emérita Lygia Lopes dos Santos.
Com toda a fidalguia que lhe é característica, Isabel Sprenger Ribas repassou a incumbência para a presidente do Centro Paranaense Feminino de Cultura e Acadêmica da Academia Feminina de Letras do Paraná, Chloris Casagrande Justen que em breve discurso fez alusão aos anos em que Lygia Lopes dos Santos dedicou-se com brilhantismo a frente da Entidade.
Reunião encerrada, todas foram convidadas para o lanche, ocasião em que as acadêmicas cantaram o Parabéns Para Você em homenagem a Zuleima que aniversariou na data de ontem.
Nós da SemeARTE Cultura, nos sentimos felizes e agradecidas pelo convite para participar de tão importante reunião, e nos colocamos a disposição da Academia Feminina de Letras do Paraná, com a finalidade de apoiar, incentivar e divulgar todos os trabalhos e projetos da Instituição e das suas ilustres acadêmicas.
Parabenizamos a nova diretoria e lhes desejamos sucesso, ensejando que a Academia Feminina de Letras do Paraná continue a elevar e disseminar o melhor da literatura paranaense.
Acadêmica Isabel Sprenger Ribas (Vice-presidente da Academia Feminina de Letras do Paraná); Acadêmica Lygia Lopes dos Santos (Presidente Emérita da Academia Feminina de Letras do Paraná) e Acadêmica Zuleima Guerreira Magaldi (Presidente da Academia Feminina de Letras do Paraná).
A direta: Acadêmica Zuleima Guerreira Magaldi (Presidente da Academia Feminina de Letras do Paraná) e a esquerda, Acadêmica Isabel Sprenger Ribas (Vice-presidente da Academia Feminina de Letras do Paraná).
Acadêmica Chloris Casagrande Justen (membro da diretoria da Academia Feminina de Letras do Paraná e Presidente do Centro Paranaense Feminino de Cultura) e Acadêmica Lygia Lopes dos Santos (Presidente Emérita da Academia Feminina de Letras do Paraná).
Placa em homenagem à Acadêmica e Presidente Emérita da Academia Feminina de Letras do Paraná, Lygia Lopes dos Santos.
Acadêmicas da Academia Feminina de Letras do Paraná: da esquerda para a diretia: Neumar Carta Winter, Madalena Ferrante Pizzatto, Vânia Ennes, Liamir Santos Hauer, Isabel Sprenger Ribas, Janske Niemman Schlenker, Silvia Pereira de Araujo, Teresa Teixeira de Britto, Lilia Souza, Maria Rosa Cartaxo Moura, Chloris Casagrande Justen, Lygia Lopes dos Santos, Zuleima Guerreiro Magaldi, Vera Buck e a convidada Teresa Cristina Winter.
Arriete Rangel de Abreu (SemeARTE Cultura), Zuleima Guerreiro Magaldi (Presidente da Academia Feminina de Letras do Paraná) e Isabel Sprenger Ribas (Vice-presidente da Academia Feminina de Letras do Paraná).