top of page

Palestra "A Feminística de Mulheres e Homens pela Paz", ministrada por Amyra El Khalili no


O Centro de Letras do Paraná abriu as atividades do ano de 2018 prestando homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Para tanto, contou com a presença da economista, ativista pelos direitos humanos, ambientalista, professora e editora Amyra El Khalili que veio diretamente de São Paulo para proferir a palestra "A Feminística de Mulheres e Homens pela Paz".

O evento realizado em parceria com o Rotary Club de Curitiba Cidade Ecológica, aconteceu em 06.03.2018, contou com elevada presença de associados e convidados que, com muita atenção ouviram as explanações de rico conteúdo e muito bem apresentadas pela palestrante que, ao terminar, recebeu os aplausos com a plateia em pé.

Os escritores, poetas e trovadores Paulo Prestes Wallbach, Paulo Gomes (o poeta das ruas) e Nei Garcez declamaram poesias em homenagem a mulher e Paulo Roberto Karam presenteou Amyra El Khalili com um exemplar do livro "Um Século de Cultura - História do Centro de Letras do Paraná - 1912 - 2012".

Precedeu a palestra a pianista Aparecida Maria Cardoso Silveira, executando peça do compositor Heitor Villa Lobos.

Aparecida Maria Cardoso Silveira (no teclado) e o trio vocal formado pelas associadas Arriete Rangel de Abreu, Elieder Corrêa da Silva e Maria Helena Azevedo interpretaram a canção Prayer Of The Mother (Oração das Mães), em livre tradução para o português realizada por Paulo Vitola e Dirceu Saggin por ocasião do movimento Women Wage Peace (Mulheres pela Paz), realizado em Curitiba no segundo semestre de 2017.

Ao final da música, cada uma das integrantes leu uma frase ou estrofe com ênfase à mulher, a paz, a solidariedade e ao amor, das escritoras e poetas Cecilia Meireles, Clarice Lispector, Cora Coralina e Helena Kolody.

Palestrante Amyra El Khalili

Amyra El Khalili (palestrante), Ney Fernando Perracini de Azevedo (presidente do Centro de Letras do Paraná) e representante do Rotary Club de Curitiba Cidade Ecológica.

Pianista Aparecida Maria Cardoso Silveira

Tecladista e cantora Aparecida Maria Cardoso Silveira e trio vocal com Maria Helena Azevedo, Arriete Rangel de Abreu e Elieder Corrêa da Silva


Quem é a SemeARTE

 

SemeARTE é uma inspiração e o desejo de levar a arte como cultura ao maior número de pessoas.
É um incentivo para mim e para todos aqueles que amam as artes, e veem nelas um dos caminhos para um mundo melhor.

Direitos autorais:

Arriete rangel de abreu, todos os direitos reservados e devidamente registrados por Direitos Autorais. Toda cópia ou publicação do conteúdo deste site deve ser antecipadamente solicitado a Autora e cedida mediante aprovação da mesma.
2017

siga a SEMEARTE:
  • Facebook SemeARTE
bottom of page