Aniversário de Liamir Santos Hauer - Mulher Araucária? Não, eternamente, a Menina Araucária!
Perene Menina Araucária que, em vida, eterniza alegremente o Paraná. Esta é Liamir Santos Hauer que em 09.02.2018 festejou os seus bem vividos 95 anos de idade, no auditório Leonor Castellano do Centro Paranaense Feminino de Cultura.
Tradicionalmente, o Centro Paranaense Feminino de Cultura inicia as suas atividades anuais com o "Carnaval no Centro", festividade em homenagem merecida, para a mais antiga associada da octagenária Instituição Cultural.
Festejar Liamir Santos Hauer é tarefa fácil - familiares, amigos e convidados não se furtam em ir abraçá-la, e ao marcar presença, retribuem a fiel e fraterna amizade - conquista fácil que Liamir semeou e continua a regar em seu lindo e contagiante viver.
Na Curitiba do carnaval nos salões, reina a rainha Liamir no Centro Paranaense Feminino de Cultura. Chloris Casagrande Justen, presidente da Entidade, cede o espaço e confirma o respeito e elevada consideração a personaliade Liamir Santos Hauer que, ao esbanjar alegria e irreverência, não deixa que o tempo apague de suas recordações, parte significativa e importante da história do Paraná. Dela é memória viva; da infância até os dias atuais. Teresa Teixeira de Britto e Leilah Santiago Bufren (a primeira, secretária e responsável pelas "Segundas no Centro - Projeto Céres de Ferrante" e a segunda, filha de Liamir), não medem esforços para organizar a festa de aniversário da ilustre paranaense - nada mais condizente com a biografada no livro "O Circo", escrito por Paulo Roberto Walbach - do que "O Carnaval no Centro" - afinal, a menina continua a criar e, ao encantar a sua plateia de amigos, faz surgir em seus lábios o melhor dos sorrisos - para ela, o tempo não passa e nós, em seu rastro, procuramos renascer a cada aurora na Curitiba menos cinza, porque contamos com a sua presença.
Inúmeras vezes homenageada, transcrevemos o texto quando do lançamento do DVD Memórias do Paraná - 2017. Fonte: http://memoriasparana.com.br/liamir-santos-hauer-2017-literatura-curitiba-parana/
"Liamir Santos Hauer, escritora, nasceu em Curitiba no dia 9 de fevereiro de 1923, com cinco anos de idade foi morar em Paranaguá onde passou a sua infância, e, aos quinze anos, se casou com o professor, o Dr. Ernani Santiago de Oliveira, advogado, inteligente e de grande cultura, ao lado do qual foi aperfeiçoando e desenvolvendo os seus conhecimentos intelectuais.Seu esposo, algum tempo depois ingressou na política, paixão que carregou ao lado de Liamir, que o apoiou em várias campanhas eleitorais. Liamir, fez ainda cursos de literatura, arte e história e viagens culturais, onde ela agregou conhecimentos para participar de eventos, como o “Curso de Cultura Teatral” na Biblioteca Pública do Paraná, em 1962, o “1º Seminário de Comunicação do Paraná” do CECOM em 1974, e a “VI Semana de Estudos de História do Paraná” da Fundação Cultural de Curitiba, em 2000, entre tantos outros.Classificada em concurso para o cargo de escriturária do quadro geral do serviço público do Estado do Paraná, Liamir passou então a atuar na Biblioteca Pública (1961-1973); na Escola de Música e Belas Artes (1973-1975); no Centro Audio-Visual (1975-1977) e na Biblioteca do Colégio Estadual Professor Guido Straube (1977-1984).Em 1982, foi premiada em concurso de treinamento do Clube Soroptimista Internacional de Curitiba. Embora tivesse escrito livros no passado, somente em 2000, já com 77 anos, é que publicou o primeiro, “O Circo”, em que ela relata memórias de sua vida. O segundo livro foi “O Circo Pegou Fogo”, em 2001, que trata de ocorrências do início do século passado, envolvendo famílias ilustres e fatos considerados escandalosos. Outras obras da escritora foram “Rescaldo”, em 2002, e “P’ra lá de Marraquech, em 2003. Seu mais recente livro é “Do Trapézio para o Mundo”, no qual ela relata suas viagens pelo mundo, descrevendo os detalhes dos lugares e dos episódios que viveu.Essa rica trajetória de vida torna a escritora Liamir Santos Hauer merecedora de grande homenagem, por representar uma mulher paranaense lutadora e incansável na arte de transmitir às outras pessoas os conhecimentos que possui, com a sabedoria que lhe é peculiar."
Parabéns, Liamir Santos Hauer - que lindo SemeARTE!
Escritora Liamir Santos Hauer - "Carnaval no Centro" em homenagem aos seus 95 anos de nascimento e por ser a associada mais antiga do Centro Paranaense Feminino de Cultura.
Auditório Leonor Castellano - CPFC, 09.02.2018.
Escritora e aniversariante Liamir Santos Hauer e a filha Leilah Santiago Bufren (professora universitária e escritora) - "Carnaval no Centro" em homenagem aos seus 95 anos de nascimento de Liamir Santos Hauer e por ser a associada mais antiga do Centro Paranaense Feminino de Cultura.Auditório Leonor Castellano - CPFC, 09.02.2018.
A escritora e aniversariante, Liamir Santos Hauer e Chloris Casagrande Justen (presidente do Centro Paranaense Feminino de Cultura) - "Carnaval no Centro" em homenagem aos seus 95 anos de nascimento de Liamir Santos Hauer e por ser a associada mais antiga do Centro Paranaense Feminino de Cultura.Auditório Leonor Castellano - CPFC, 09.02.2018.
Professora e escritora Leilah Santiago Bufren (filha de Liamir Santos Hauer); escritora e aniversariante Liamir Santos Hauer, Poeta Adélia Maria Woellner (membro da Academia Paranaense de Letras); poeta Chloris Casagrande Justen (presidente do Centro Paranaense Feminino de Cultura e Membro da Academia Paranaense de Letras) e a escritora Teresa Teixeira de Britto (membro da diretoria do Centro Paranaense Feminino de Cultura) - "Carnaval no Centro" em homenagem aos seus 95 anos de nascimento de Liamir Santos Hauer e por ser a associada mais antiga do Centro Paranaense Feminino de Cultura.Auditório Leonor Castellano - CPFC, 09.02.2018.
Maria Alice Gomes (vice-presidente do Centro Paranaense Feminino de Cultura); Elieder Corrêa da Silva (escritora, poeta, associada do CPFC e membro da diretoria do Centro de Letras do Paraná); escritora e aniversariante Liamir Santos Hauer; Maria Helena Azevedo (Relações Públicas do CPFC e Diretora Social do Centro de Letras do Paraná); Andréa Motta (Presidente da UBT - Seção Curitiba e Diretora de Relações Institucionais do Centro de Letras do Paraná); Ida Dalla Vecchia (Tesoureira do CPFC) e Carmen Lucia Aguiar (Associada do CPFC) - "Carnaval no Centro" em homenagem aos seus 95 anos de nascimento de Liamir Santos Hauer e por ser a associada mais antiga do Centro Paranaense Feminino de Cultura.Auditório Leonor Castellano - CPFC, 09.02.2018.
Jornalista e escritor Carlos Fernando Mazza e a escritora e aniversariante Liamir Santos Hauer - "Carnaval no Centro" em homenagem aos seus 95 anos de nascimento de Liamir Santos Hauer e por ser a associada mais antiga do Centro Paranaense Feminino de Cultura.Auditório Leonor Castellano - CPFC, 09.02.2018.
Poeta e escritora Arriete Rangel de Abreu (SemeARTE Cultura e membro da diretoria do CPFC, Centro de Letra do Paraná e Academia de Cultura de Curitiba); Ney Fernando Perracini Azevedo (Presidente do Centro de Letras do Paraná) e a poeta Chloris Casagrande Justen (Presidente do CPFC, membro do Centro de Letras do Paraná e acadêmica da Academia Paranaense de Letras e da Academia de Cultura de Curitiba) - "Carnaval no Centro" em homenagem aos seus 95 anos de nascimento de Liamir Santos Hauer e por ser a associada mais antiga do Centro Paranaense Feminino de Cultura.Auditório Leonor Castellano - CPFC, 09.02.2018.