top of page

Participação do Centro de Letras do Paraná no V Encontro Catarinense de Escritores - 24 e 25 de nove


Ney Fernando Perracini de Azevedo (presidente do Centro de Letras do Paraná) participou da mesa de debate no V Encontro Catarinense de Escritores

Foto: Mesa de debate com a participação do presidente do Centro de Letras do Paraná, Ney Fernando Perracini de Azevedo.

SemeARTE Cultura esteve presente nos dias 24 e 25 de novembro de 2017, no V Encontro Catarinense de Escritores da Associação das Letras, realizado na cidade de Joinville, estado de Santa Catarina.

Fizemos parte da comitiva do Centro de Letras do Paraná, presidida por Ney Fernando Perracini de Azevedo que aceitou o convite para participar do prestigioso evento, e ser um dos integrantes da mesa de debate de 25.11.2018, para debater sobre “O papel das Academias e outras Entidades Literárias no desenvolvimento da Literatura”.

Ney Fernando Perracini de Azevedo liderou o grupo do Centro de Letras do Paraná, que contou com a participação de aproximadamente trinta e sete associados da centenária Instituição Literária de Curitiba, que dirigiu-se a Joinville-SC no dia 25.11.2017 especialmente para este evento.

O V Encontro Catarinense de Escritores da Associação das Letras, teve como tema “Além do Bojador – Literatura de Viagem e Aventura”, e contou com palestrantes famosos que, após aventurar-se pelo mundo, escreveram obras literárias narrando suas viagens, por terra e mar; de barco, bicicleta, e carro.

No dia 24 de novembro, as 19:00 horas, aconteceu a Solenidade de Abertura, seguida de palestra com o renomado navegador brasileiro Amyr Klink, que lançou o seu primeiro livro “100 Dias entre o Céu e o Mar” em setembro de 1985 onde relatou a primeira travessia do Atlântico Sul em barco a remo, realizada em 1984. Amyr não parou mais, nem com as aventuras, e nem com os estudos técnicos para desenvolver os outros barcos em que se aventurou, outras vezes, pelos oceanos. Após cada viagem um livro: “Parati entre Dois Pólos”, lançado em novembro de 1992; “As Janelas do Paratii”, lançado em dezembro de 1993; “Mar sem Fim” lançado em fevereiro de 2.000 e “Linha-D´Água”, lançado em novembro de 2006.

Amyr discorreu sobre: “Além do Bojador e muito mais aventuras, e minha experiência literária”. Ao iniciar a sua fala, enfatizou: “Entrei no mundo dos barcos porque entrei no mundo dos livros.”, sendo muito aplaudido após finalizar a sua apresentação.

Encerrado o dia 24, as 07:30 horas do dia 25, foi oferecido o café da manhã aos participantes.

As 08:15 horas, o simpático casal Roy Rudnick e Michele Weiss assumiram o microfone para apresentar o tema “Mundo por Terra”. Destaque para o fato de que o casal estava retornando da sua segunda viagem em volta do mundo efetuada em uma Land Rover adaptada, e fizeram a penúltima parada em Joinville para participar do V Encontro, de onde saíram após apresentar-se para finalizar a jornada em sua terra natal – São Bento do Sul – SC.

A próxima palestra “O Mundo em Duas Rodas e Muitos Desafios”, com Charles Zimmermann, nascido na cidade de Jaraguá do Sul – SC, e autor de “Travessia – 747 Dias de Bicicleta pelo Mundo”.

Miguel Nenevê falou sobre “Literatura de Viagem: Trocas Culturais, Visões e Revisões”. Nascido em Campo Alegre – SC, atua na Universidade de Rondônia. Tem mestrado em literatura anglo-americana, doutorado em inglês e literaturas correspondentes, pós-doutorado em estudos de tradução e literatura caribenha.

No retorno do almoço, as atividades foram iniciadas com a palestra “Leve Pouco e Compartilhe Tudo” de Jonas Tilp. Na sequência falou Marco Anselmo Vasques (Consultor de Projetos Especiais da FCC), sobre o tema “O Cenário da Cultura Catarinense e suas Perspectivas”, representando o senhor Rodolfo Joaquim Pinto da Luz (presidente da Fundação Catarinense de Cultura).

O V Encontro Catarinense de Escritores foi encerrado tendo a participação na mesa de debate dos(as) presidentes da Academia Catarinense de Letras, da Fundação Catarinense de Cultura, da Associação das Letras, da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina, da Academia Joinvilense de Letras, da Confraria do Escritor e do Centro de Letras do Paraná.

O cantor Ricardo Ledoux participou do evento apresentando números musicais e integrantes do Conservatório Belas Artes de Joinville desenvolveram dinâmicas com os autores presentes.

Também no V Encontro foi lançada a antologia “Viagem das Letras”, e outras obras literárias com a presença dos autores.

Excelente acontecimento cultural, onde a interatividade mostrou-se boa companheira das letras, onde escritores de vários gêneros literários tiveram contato, e trocaram ideias além dos tradicionais e indispensáveis cartões de visitas.

Ao enfatizarmos o convite formulado pelo presidente Donald Malschitzky da Associação das Letras ao presidente Ney Fernando Perracini de Azevedo do Centro de Letras do Paraná, pretendemos realçar a fundamental importância da união e apoio mútuo entre as Entidades Culturais, principalmente entre as municipais, estaduais e nacionais.

Somente com os olhares voltados a objetivos comuns, a literatura deixará de ser fragmentada pelos ditos do poder capital ou dificultada aos analfabetos funcionais – não é este o anseio dos escritores e nem das entidades culturais que lutam aguerrida e incessantemente para manter-se atuantes, com a finalidade de preservar os autores e obras do passado, estimular e apoiar os contemporâneos e gerar oportunidades para a geração criativa do futuro.

Não podemos ser indiferentes ou ignorar brutalmente a possibilidade/condição ou não, de acesso e motivação, do leitor para com as obras literárias. Afinal, como escreveu Johann Goethe: “O declínio da literatura indica o declínio de uma nação.”

Sem a literatura somos quase nada, e na miséria de tão pouco, sem dúvida, se esvanece qualquer possibilidade do melhor, na cultura cidadã.

É a arte literária uma das mais lindas e perenes formas de imperecível SemeARTE.

Foto: Donald Malschitzky (presidente da Associação das Letras.

Foto: Ney Fernando Perracini de Azevedo (presidente do Centro de Letras do Paraná) entre os viajantes e escritores Charles Zimmermann e Roy Rudnick.

Foto: Marco Anselmo Vasques (Consultor de Projetos Especiais da Fundação Catarinense de Cultura - FCC).

Foto: Associados do Centro de Letras do Paraná.

Foto: Arriete Rangel de Abreu (SemeARTE Cultura).

Foto: Navegador e escritor Amyr Klink.

Foto: Arriete Rangel de Abreu (SemeARTE Cultura) entre os viajantes e escritores Michelle Weiss e Roy Rudnick.

Foto: Presidente do Centro de Letras do Paraná, Ney Fernando Perracini de Azevedo entre os escritores Bernadéte Costa e Romualdo Vicente de Ramos.

Foto: Presidente do Centro de Letras do Paraná, Ney Fernando Perracini de Azevedo.

Foto: Arriete Rangel de Abreu (SemeARTE Cultura); Ney Fernando Perracini de Azevedo (presidente do Centro de Letras do Paraná); escritores Minton Maciel, Bernadéte Costa e Romualdo Vicente de Ramos.

Quem é a SemeARTE

 

SemeARTE é uma inspiração e o desejo de levar a arte como cultura ao maior número de pessoas.
É um incentivo para mim e para todos aqueles que amam as artes, e veem nelas um dos caminhos para um mundo melhor.

Direitos autorais:

Arriete rangel de abreu, todos os direitos reservados e devidamente registrados por Direitos Autorais. Toda cópia ou publicação do conteúdo deste site deve ser antecipadamente solicitado a Autora e cedida mediante aprovação da mesma.
2017

siga a SEMEARTE:
  • Facebook SemeARTE
bottom of page