top of page

De Teatro Novelas Curitibanas para Teatro Claudete Pereira Jorge


Será votado na data de hoje, na Câmara Municipal de Curitiba, o Projeto de Lei do Vereador Helio Wirbiski que propõe a mudança do nome do Teatro Novelas Curitibanas para Teatro Claudete Pereira Jorge, em homenagem a atriz pontagrossense, falecida em 19.07.2016 aos 61 anos de idade.

Sobre a atriz Claudete Pereira Jorge, transcrevemos a matéria publicada na Gazeta do Povo na data da sua morte:

Foi atriz, diretora e produtora teatral.

Nascida em Ponta Grossa, a atriz construiu uma carreira de mais de quarenta anos, atuando em mais de 50 trabalhos, entre teatro, cinema e televisão. Também atuava como produtora desde 1972 e diretora desde 2009.

O Secretário Estadual de Cultura, João Luiz Fiani, disse que a perda é "irreparável". "Era uma das melhores atrizes do teatro brasileiro. O nosso teatro perde uma das nossas maiores damas."

Em nota, Marcos Cordiolli, presidente da Fundação Cultural de Curitiba, também lamentou a morte da atriz. "É impossível definir a contribuição de Claudete Pereira Jorge para o teatro e as artes. Não é possível definir Claudete Pereira Jorge em toda a sua generosidade e vitalidade. Uma perda inestimável para a cultura do Paraná."

Claudete ganhou duas vezes o Prêmio Gralha Azul como melhor atriz, nos anos de 2000 e 2005, por seu trabalho em "A Grega", de Steven Berkoff e "Pico na Veia", de Dalton Trevisan, ambos com direção de Marcelo Marchioro.

Em um de seus últimos trabalhos, atuou no projeto para montagem integral dos 24 Cantos da Ilíada de Homero, realizado por 24 atores, na tradução de Manoel Odorico Mendes, com direção de Octávio Camargo e Luz de Beto Bruel. Claudete fazia o Canto I, da Ilíada.

fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/caderno-g/teatro/morre-aos-61-anos-a-atriz-claudete-pereira-jorge-6a3oanikzqymaosp5kn5thcih


Quem é a SemeARTE

 

SemeARTE é uma inspiração e o desejo de levar a arte como cultura ao maior número de pessoas.
É um incentivo para mim e para todos aqueles que amam as artes, e veem nelas um dos caminhos para um mundo melhor.

Direitos autorais:

Arriete rangel de abreu, todos os direitos reservados e devidamente registrados por Direitos Autorais. Toda cópia ou publicação do conteúdo deste site deve ser antecipadamente solicitado a Autora e cedida mediante aprovação da mesma.
2017

siga a SEMEARTE:
  • Facebook SemeARTE
bottom of page